segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Bora reaprender a escrever!

A partir do ano que vem já começaremos a escrever "idéia" sem o acento agudo e "pingüim" sem trema!
É a supermaravilhosa e suculenta Reforma Ortográfica entrando em vigor pra galera!
"A reforma ortográfica vem sendo discutida desde 1990 pelos países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, ou seja, Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste. As mudanças vão acontecer de forma paulatina a partir de 1º de janeiro do ano que vem com um prazo de conclusão até o início de 2013. Durante os quatro anos de transição serão consideradas certas as duas formas de escrita. O acordo incorpora tanto características da ortografia utilizada por Portugal quanto a brasileira." [By Página 20, um jornal online do Acre. Sim, do Acre. Sim, o Acre existe.]


O objetivo da tal reforma é "aproximar" os países que falam português.
Tá. Você sobreviveu utilizando uma escrita com diferenças em comparação ao Timor-Leste até hoje? Eu sobrevivi. UAU!



A realidade é que cada país tem sua particularidade na língua, mesmo que ela tenha o mesmo nome. O português do Brasil será sempre diferente do português de Portugal [não o Manoel], modificar as regras que já vêm sendo seguidas há um tempão e confundir ainda mais as pessoas que já escreviam errado [o Google comprova] É FALTA DO QUE FAZER! Você vai fazer um curso de informática na Angola e tem dúvida sobre a grafia de alguma palavra? PERGUNTA PRA ALGUÉM, PORRA! Vire pro coleguinha que senta no computador do lado e peça ajuda educadamente!

Extinguir o uso da trema, por exemplo, é consideravelmente aceitável, pois ela já é pouco usada [mesmo assim, eu gostava da trema]... Mas inventar novas regras, como a duplicação das letra S ao eliminar o hífen, é absurdo, não vai facilitar a vida de ninguém, só acrescentar dúvidas nas cabecinhas de *já-semi-analfabetos* dos brasileiros!
[Por sinal, veja todas as mudanças AQUI. Sim? Sim.]

Enfim, lanço aqui uma campanha: Vire Amigo de Um Colaborador da Reforma Ortográfica.
Se eles tivessem amigos bacanas pra ir comprar raspadinha na pracinha da esquina, se eles tivessem amigos bacanas pra jogar bingo de domingo a tarde, se eles tivessem amigos bacanas pra fazer pulseira de miçanga e ir vender na praia, se eles tivessem amigos bacanas pra apresentarem aquele velhão(ona) enxuto(a) e viúvo(a)... eles ocupariam suas mentes com coisas que não envolveriam todos nós. Sejamos amigos deles, para evitar futuras mudanças piores.
Né?
Né.
Fim.

4 comentários:

Anônimo disse...

o Brasil assim como os outros paises da america latina não deveria falar portugues...

a lingua portuguesa é uma lingua muito complexa..para uma população ignorante como a nossa...


ah sei lah =D
foi se meu bedelho..=D

Anônimo disse...

ah, isso é tão chato... :(

não sabe escrever: digita no word ou joga no google ("você quiz dizer: x").

Anônimo disse...

ah, isso é tão chato... :(

não sabe escrever: digita no word ou joga no google ("você quiz dizer: x").

Anônimo disse...

Pelo menos as mudanças brasileiras sao mais faceis. Em portugal eles vao ter que aprender a NAO por c em toda palavra do universo. Actualmente, PRA QUE A PORRA DO C?Ê???

foi-se meu desabafo. éx ow éx ow!